Evento reuniu Participantes, Assistidos e colaboradores no auditório da nova sede para celebrar mais de cinco décadas de história.

No último dia 11 de julho, a Fundação Banestes de Seguridade Social (Baneses) comemorou 53 anos de existência em grande estilo. A celebração ocorreu no auditório da nova sede da Baneses, em Vitória, reinaugurada simbolicamente durante o evento. Mais de 180 Participantes ativos, Assistidos (aposentados e pensionistas), colaboradores e parceiros encheram o espaço, que foi preparado para uma tarde emotiva e festiva.

Para a Entidade, fundada em 1972, alcançar 53 anos representa um marco de solidez e compromisso coletivo, valores que estiveram presentes em cada momento da cerimônia.

Reinauguração da nova sede marca novo capítulo

A abertura do evento coube à diretora superintendente Carla Barreto, que deu as boas-vindas ressaltando o significado histórico daquele momento. “A Baneses é mais do que uma entidade de previdência. É um patrimônio coletivo, construído ao longo de mais de cinco décadas com compromisso, transparência e cuidado com as pessoas que dela fazem parte”, declarou Carla, expressando orgulho e gratidão ao celebrar o 53º aniversário da Fundação.

A diretora destacou ainda que o encontro também serviu como reinauguração simbólica da nova casa da Baneses, após um período de reforma. Durante as obras, a Fundação contou com o suporte do Banestes, que cedeu todo o espaço e a estrutura necessária para que a Baneses continuasse operando sem prejuízo aos Participantes e Assistidos, além do apoio com o projeto.

A diretora de investimentos Katya Paste reafirmou o compromisso com uma gestão responsável e transparente dos recursos. “Nossa missão vai além de números – é garantir tranquilidade e segurança para quem confia no trabalho da Entidade. E é essa responsabilidade que nos inspira todos os dias”, concluiu.

Quem fez questão de destacar as recentes conquistas foi o diretor de seguridade Ricardo Gobbi. “Estamos aqui trabalhando para conquistar nossos sonhos. Tivemos muitas conquistas recentes, e isso deve ser celebrado. Mas ainda temos muitos outros sonhos a conquistar. E somente juntos, trabalhando com responsabilidade e compromisso, isso será possível”, disse.

Homenagem especial

Um dos pontos altos da tarde foi a homenagem especial à Sra. Maria José Fittipaldi, aposentada pela Fundação há 40 anos. Maria José já havia sido escolhida como destaque no Dia do Aposentado (comemorado em 24 de janeiro). Porém, devido às obras na sede, a entrega presencial do tributo foi adiada para esta ocasião.

A homenageada recebeu das mãos da diretora Carla Barreto a “Árvore da Vida”, uma escultura simbólica, moldada em madeira por uma artista local, que representa a “conexão entre gerações, o crescimento contínuo e as raízes profundas que sustentam a história da Fundação”. Ao homenagear a Sra. Maria José, a Baneses celebrou também todos aqueles que, com seu trabalho e dedicação, construíram as bases sólidas da Fundação, reforçando o elo entre os pioneiros e as novas gerações de participantes.

Mesmo visivelmente emocionada, a aposentada fez questão de agradecer a homenagem e compartilhar sua alegria em fazer parte da história da Baneses. “É uma honra para mim”, disse. “Eu tenho muito orgulho de ter feito parte da família Banestes”. O momento rendeu muitos aplausos e simbolizou o reconhecimento de todos.

Compromisso coletivo

Após a homenagem, a cerimônia seguiu com mensagens de diversos parceiros. A presidente do Conselho Deliberativo, Karla Ramalhete, agradeceu o empenho de todos os órgãos colegiados, reiterando o “compromisso na gestão e no resultado dos investimentos, mantendo a evolução da Baneses de forma idônea”.

Também se manifestaram Everton Duarte e Silva, presidente do Conselho Fiscal; Ana Lúcia Venturim Casagrande, membro do Conselho Fiscal e superintendente administrativo da Banestes Corretora; Antônio João Marchetti, membro do Comitê Técnico de Investimentos; Jussara Gonçalves Vieira, diretora de operações da Banestes Seguros; Marcos Amaral Vargas, diretor de gestão de recursos de terceiros da Banestes DTVM; Maria José Marcondes Pimenta, presidente da Banespar; e Marcelo Giacomim Pimentel, secretário de relações sociais e sindicais do Sindibancários ES.

Encerrando as falas, os representantes do Banestes S.A., Fernando Valli Cardoso, diretor de rede; e Vicente Lopes Duarte, diretor de tecnologia, destacaram o sucesso da parceria entre banco e Fundação ao longo das décadas.

“Um dos grandes motivos desse sucesso é que nunca houve, em todos esses anos, interferência do Patrocinador ou do governador na gestão da Baneses, que sempre foi conduzida com responsabilidade, compromisso e autonomia”, disse Fernando.

“A Baneses é, hoje, o meu principal investimento”, destacou Vicente. “Acima dos números está a confiança que temos na forma como a empresa é administrada. É resultado com segurança”, concluiu.

Parabéns, Baneses!

Após os discursos, os presentes entoaram o tradicional “Parabéns pra Você” pelos 53 anos da Baneses, num momento de confraternização que evidenciou o carinho de todos pela Fundação.

Em seguida, foram realizados sorteios de brindes (gentilmente cedidos pela Banestes Seguros) entre os convidados.

O evento se encerrou em alto astral, celebrando não apenas um aniversário, mas a história viva de uma empresa sólida e coletiva. Ao completar 53 anos, a Baneses reforça sua missão de “prover benefício de previdência complementar por meio de uma gestão responsável, ética e transparente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos Participantes, Assistidos e seus familiares”.

Viva a Baneses!